Internet não está boa? A conexão está lenta ou sempre caindo? Lentidão ao fazer download de arquivos ou acessar páginas web? Antes de se desesperar e ligar para o técnico da operadora de serviço de internet, muitas vezes nós mesmos podemos resolver. Mas às vezes a causa do problema pode estar em nossas casas, especialmente quando usamos equipamentos adicionais para acessar a internet.
Roteadores, apesar de serem equipamentos extremamente úteis, podem nos trazer boas dores de cabeça! A PC Delivery mostra 5 dicas de como verificar possíveis indícios de mal funcionamento no seu roteador para que você possa resolvê-los ou trocar de aparelho.
1 – Modem
O modem pode apresentar alguns travamentos, o que interfere diretamente na conexão com a internet. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como interferência de outros aparelhos eletrônicos, quedas de luz ou sobrecarga no tráfego de informações. Para solucionar a questão, a dica aqui é desligar o modem por, no mínimo, 10 segundos antes de religar. Quando você reinicia o aparelho, limpa sua memória e restaura o funcionamento normal para o envio de pacote de dados.
2 – Cabos
Os problemas com os cabos costumam ser uma das mais frequentes causas para a falta de internet. Isso acontece porque é comum o cabo Ethernet ficar frouxo ou até mesmo desconectar, conforme as pessoas mexem nos móveis.
Quando isso acontece, aparece um “X” no ícone de rede, o que indica a suspensão da conexão. Para solucionar o problema, basta apenas encaixar o plugue novamente. Um cabo ruim ou mal conectado, pode fazer que sua internet perca pacotes, deixando-a mais lenta.
3 – Placa de Rede
A desatualização do driver da placa de rede, ou mesmo a desativação do adaptador de rede pode levar a problemas de conexão e, consequentemente, interferência na velocidade da internet.
Para ativar basta entrar em “Painel de Controle” > “Central de Rede e Compartilhamento” > “Alterar as Configurações do Adaptador” e, por último, clicar com o botão direito no ícone da placa e selecionar “Ativar”.
4 – Adaptador Wi-fi
Os receptores Wi-Fi podem apresentar os mesmos problemas que os roteadores e modems. Se você possui esse aparelho, reinicie-o. Alguns modelos já apresentam um botão para essa finalidade.
Se não for o caso do seu, basta retirar o adaptador wireless do USB e recoloca-lo depois de alguns minutos.
5 – Servidor DNS
Se o ícone que indica a conexão estiver normal e a placa de rede também, mas mesmo assim você percebe que a velocidade de download despencou e o acesso caiu, é provável que a falha esteja no servidor DNS.
Para resolver bastar configurar um DNS externo, o que pode ser feito através da “Central de Rede e Compartilhamento”, no “Painel de Controle”.
Caso você não consiga mesmo com estas dicas reestabelecer a sua internet, nós da PC Delivery estamos aqui para te ajudar, entre em contato através do site, ou do telefone e até mesmo via WhatsApp, que nossos consultores te atenderão prontamente.
Sabemos da extrema importância que é manter seu equipamento com acesso a internet, por isso nós da PC Delivery temos soluções rápidas e que cabem no bolso.